Casa Mundo Blinken quer conclusão de acordo de cessar-fogo em Gaza nas próximas semanas | CNN Brasil

Blinken quer conclusão de acordo de cessar-fogo em Gaza nas próximas semanas | CNN Brasil

por mariabaccarin
0 comentários
blinken-quer-conclusao-de-acordo-de-cessar-fogo-em-gaza-nas-proximas-semanas-|-cnn-brasil

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na segunda-feira (6) que Washington queria ver um acordo de cessar-fogo em Gaza concluído e os reféns libertados nas próximas duas semanas.

Um novo esforço está em andamento para chegar a um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas e devolver os reféns israelenses antes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tome posse em 20 de janeiro, disse Blinken.

“Queremos muito terminar isso nas próximas duas semanas, o tempo que nos resta”, disse Blinken durante uma entrevista coletiva conjunta em Seul com seu colega sul-coreano Cho Tae-yul.

Blinken está na Coreia do Sul esta semana para se reunir com altos funcionários do governo para reafirmar a aliança com Seul, de acordo com o Departamento de Estado dos EUA.

Em meio à turbulência política na Coreia do Sul durante sua visita, Blinken disse na segunda-feira (6) que Washington confia plenamente na resiliência da democracia da Coreia do Sul.

Pouco depois de Blinken se encontrar com o presidente interino da do país, Choi Sang-mok, a Coreia do Norte disparou o que parecia ser um míssil balístico de alcance intermediário para o mar.

O lançamento de segunda-feira (6) foi o primeiro de Pyongyang desde 5 de novembro, quando disparou pelo menos sete mísseis balísticos de curto alcance.

“Condenamos o lançamento de mísseis da RPDC hoje. Mais uma violação de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, disse Blinken, que também alertou sobre o aprofundamento dos laços de Pyongyang com Moscou.

Ele disse que Washington acredita que a Rússia pretende compartilhar tecnologia espacial e de satélite com a Coreia do Norte em troca de seu apoio à guerra na Ucrânia, na qual mais de 1.000 soldados norte-coreanos foram mortos ou feridos.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados