Black Friday: quatro estratégias de marketing para impulsionar vendas nas redes sociais | CNN Brasil

Black Friday: quatro estratégias de marketing para impulsionar vendas nas redes sociais | CNN Brasil

A Black Friday se aproxima, e com ela, o conhecido discurso de que empresas de diferentes tamanhos precisam estar preparadas para lidar com os desafios do período, do planejamento de estoque e agilidade nas entregas ao atendimento de qualidade ao cliente — de olho na fidelização de longo prazo.

Alguns desses desafios estão ligados ao bom desempenho das vendas e uma presença sólida nas redes sociais. Pensando nisso, a Meta, empresa detentora do Facebook, WhatsApp e Instagram, tem se voltado anualmente à criação de manuais para micro, pequenas e médias empresas que desejam maximizar sua presença online.

O objetivo é oferecer uma cartilha com boas práticas e estratégias de marketing que podem auxiliar empreendedores a explorar ao máximo a temporada de compras de fim ano, a começar pela Black Friday.

Veja, abaixo, cinco dicas da Meta para bombar as vendas durante a data, com base em estratégias de marketing:

1: Comece pelo orçamento

Parte vital da execução de um planejamento de marketing, a definição de um orçamento deve ser o primeiro passo para PMEs que desejam estruturar campanhas neste fim de ano.

A dica é reservar um orçamento adicional para ampliar a visibilidade de anúncios em momentos de grande intenção de compras, como a Black Friday e Cyber Monday.

Otimizar campanhas com base em dados reais de consumidores também é um caminho para aproveitar ao máximo esse orçamento sazonal.

2: Faça testes

Para que cada campanha de marketing durante a temporada de vendas de fim de ano seja explorada totalmente, é preciso que empresas invistam em testes. Em um contexto de marketing, esses testes podem significar campanhas reais, mas que são lançadas com o intuito de monitorar a reação dos consumidores a determinados tipos de linguagem, horários, e outros padrões adotados em diferentes anúncios. Um desses testes, conhecido como teste A/B, avalia duas versões de um mesmo anúncio, por exemplo.

Contudo, próximo à data, o apetitite ao risco deve ser reduzido. Uma das recomendações, por exemplo, é manter os horários de circulação das campanhas de marketing, evitando mudanças bruscas que dependam de um tempo para experimentação.

3: Concentre-se no que funciona

Com base na recomendação anterior, de realizar testes para determinar os tipos de campanha com melhor adesão entre os compradores, empresas podem concentrar esforços apenas nas campanhas de marketing que de fato tragam resultados.

Um meio para chegar a esse veredito, segundo a Meta, é criar relatórios semanais para acompanhar o desempenho de cada campanha e manter ativas apenas as com os melhores resultados. Além disso, este é o melhor momento para investir nos formatos de criação de conteúdo criativo com a melhor performance.

4: Invista no engajamento

A fidelização de clientes é a quarta recomendação da Meta para impulsionar vendas para a Black Friday. A lógica está em considerar os ciclos longos de venda, levando em conta a recorrência de consumidores que buscam por promoções durante esta época, em anos consecutivos, e também aqueles que continuam comprando, mesmo após o período. De acordo com um levantamento da empresa, 41% dos compradores da época de fim de ano continuam comprando mesmo após a temporada de férias.

Uma das maneiras para isso está na troca ativa de mensagens, com a finalidade de se aproximar do cliente. De acordo com a empresa, 68% dos consumidores brasileiros afirmam que a troca de mensagens com a loja os fizeram sentir mais próximos de marcas — o que pode influenciar na recorrência de compra.

(Texto de Maria Clara Dias)

Related posts

13º salário: conheça a história do direito garantido aos trabalhadores formais | CNN Brasil

Veículos usados estão 3,34% mais baratos em 2024 até outubro, mostra Webmotors | CNN Brasil

Carne encarece em todo o país em outubro com mudanças climáticas e inflação, mostra estudo | CNN Brasil