Casa Economia Biden adia execução bloqueio do acordo entre Nippon Steel e U.S Steel | CNN Brasil

Biden adia execução bloqueio do acordo entre Nippon Steel e U.S Steel | CNN Brasil

por amandafuzita
0 comentários
biden-adia-execucao-bloqueio-do-acordo-entre-nippon-steel-e-u.s-steel-|-cnn-brasil

O governo Biden adiou até junho uma ordem para a Nippon Steel abandonar sua oferta de US$ 14,9 bilhões pela US Steel, disseram as empresas no sábado, dando-lhes algum tempo para reativar o acordo politicamente controverso.

O presidente Joe Biden bloqueou a aquisição por motivos de segurança nacional em 3 de janeiro, e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse esta semana que o acordo proposto havia recebido uma “análise completa” do órgão de revisão interinstitucional, o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos.

O atraso dará aos tribunais tempo para analisar uma contestação legal que as siderúrgicas moveram contra a ordem de Biden. As partes tinham anteriormente 30 dias para desfazer sua transação.

“Estamos satisfeitos que o CFIUS tenha concedido uma extensão até 18 de junho de 2025 da exigência do Decreto Executivo do Presidente Biden de que as partes abandonem permanentemente a transação”, disseram as empresas em um comunicado.

“Estamos ansiosos para concluir a transação, que garante o melhor futuro para a indústria siderúrgica americana e todas as nossas partes interessadas”, disseram.

18 de junho é a data de expiração do atual contrato de aquisição entre a Nippon Steel e a US Steel, de acordo com um porta-voz da empresa japonesa.

A Casa Branca, o Departamento do Tesouro e um advogado do sindicato United Steelworkers, que se opôs ao acordo, não puderam ser contatados imediatamente para comentar o assunto na noite de sábado.

O democrata Biden, e seu sucessor, o republicano Donald Trump, expressaram oposição à aquisição da siderúrgica americana pela empresa japonesa, enquanto os candidatos cortejavam os votos dos sindicatos na eleição de novembro, vencida por Trump.

A US Steel e a Nippon Steel alegaram em seu processo na segunda-feira que a revisão do CFIUS foi prejudicada pela oposição de longa data de Biden ao acordo, negando-lhes o direito a uma revisão justa.

Elas pediram a um tribunal federal de apelações que anulasse a decisão de Biden de permitir a elas uma nova revisão para garantir outra chance de fechar a fusão.

O secretário do Tesouro preside o painel do CFIUS, que analisa aquisições estrangeiras de empresas dos EUA e outros acordos de investimento para preocupações de segurança nacional.

O CFIUS normalmente decide diretamente sobre os casos ou envia recomendações ao presidente, mas no caso US Steel-Nippon Steel, o painel não conseguiu chegar a um consenso, deixando a decisão para Biden.

O CFIUS raramente rejeitou acordos envolvendo os países do G7, que são aliados próximos, e que incluem o Japão.

O ministro das Relações Exteriores japonês, Takeshi Iwaya, disse no domingo que havia dito ao secretário de Estado Antony Blinken durante uma reunião recente que a decisão de Biden de bloquear a venda por motivos de segurança nacional é altamente lamentável.

“O contexto mais amplo da aliança Japão-EUA é extremamente importante, e é essencial lidar com essa transação adequadamente para evitar interrompê-la”, disse Iwaya em um talk show na emissora pública NHK.

“O Japão é o maior investidor nos Estados Unidos. Há um mal-estar generalizado na comunidade empresarial, e continuarei pedindo aos EUA que aliviem essas preocupações”, disse Iwaya.

As três maneiras que o Banco Central tem para conter o dólar

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados