Protagonizado pela atriz Mayana Neiva, o curta-metragem “Bem-vinda de Volta” será exibido pela TV Cultura na próxima segunda-feira (25), às 23h45. Na produção, idealiza por Christiane Fogaça, com roteiro e direção de Nicole Gullane, o público acompanha o romance entre duas mulheres.
Ao longo do enredo, Marcela, interpretada por Mayana, retorna à casa da mãe para anunciar que irá se casar com a namorada, Bianca, personagem de Christiane. No entanto, em seu antigo lar, ela é surpreendida por familiares e lembranças que ignorava há anos.
À CNN, Neiva reforça a importância de levar um projeto conduzido por uma equipe majoritariamente feminina, para o espaço aberto.
“Acho que boas histórias tendem a colher boas reflexões, independente do campo. Mas eu também acredito que esse tipo de narrativa, de encontros homoafetivos precisam encontrar outros ares, outros contornos, com dimensões mais profundas, com delicadeza e cuidado”, conta.
Mayana também celebra a oportunidade de atuar em um filme que explora outras questões internas e de aceitação, para além do romance lésbica. “Acho interessante o contexto humano dentro disso. Muitas narrativas já focam na ideia do afeto entre duas pessoas do mesmo sexo, mas “Bem-vinda de Volta” também trata do impacto psicológico que isso causa, assim como a maneira de rever esses laços e de entender isso como parte natural da vida”, entrega.
“Acho que esse filme busca um reencontro com o aspecto psicológico mais profundo do ser humano, que termina sendo quebrado nos preconceitos tão presentes nas maiorias das famílias em relação a essas decisões”, acrescenta.
Sobre sua protagonista, a atriz adianta o que esperar. “A Marcela é uma personagem que se viu internamente muito quebrada com a falta de aceitação familiar e por uma ideia de corresponder a expectativa dessa família, mesmo quando ela sabia que a essência dela precisava ir para outra direção”, diz. “No momento em que essa essência foi acolhida, ela se sente livre para ser feliz”, adiciona.
“Acho que ela pode ser um espelho para muitas pessoas que passam por situações parecidas. Acho que assim conseguimos nos fortalecer, produzindo uma catarse, um efeito coletivo em cima de uma reflexão que é tão comum nesse universo”, finaliza.
Além de Mayana e Christiane, o filme traz Rosi Campos, Augusto Madeira, Thais Lago, Gabriel Godoy e Fafá Rennó no elenco.
Assista ao trailer de “Bem-vinda de Volta”
Conheça 10 livros LGBTQIA+ para ler em 2024