Casa Politica Aumentar pena é suficiente para combater a corrupção? Assista a “O Grande Debate“ | CNN Brasil

Aumentar pena é suficiente para combater a corrupção? Assista a “O Grande Debate“ | CNN Brasil

por mariaclaramatos
0 comentários
aumentar-pena-e-suficiente-para-combater-a-corrupcao?-assista-a-“o-grande-debate“-|-cnn-brasil

O comentarista da CNN Caio Coppolla e o advogado criminalista Guilherme Suguimori discutiram, nesta quarta-feira (18), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se aumentar a pena de políticos condenados é suficiente para combater a corrupção.

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, ainda nesta quarta-feira (18), um projeto de lei que aumenta penas para quem desvia dinheiro da educação, da saúde e da seguridade social.

Se efetivamente aprovado, o projeto pode penalizar os condenados a até 16 anos de prisão. O texto agora segue para ser analisado na Câmara.

O projeto altera o Código Penal com objetivo de classificar o desvio de dinheiro público como “peculato qualificado”. Hoje, a pena para os crimes é de dois a 12 anos de prisão, além de multa.

Para Suguimori, há um problema na proposta: a falta de comprovações com o acréscimo da penalidade.

“Nenhuma pesquisa diz que aumentar a pena diminui o crime”, disse o advogado. “Isso simplesmente não funciona historicamente. Estamos aumentando a pena desde 1944, e isso não tem um efeito perceptível na diminuição dos crimes”, prosseguiu.

Já Coppolla, a medida não é suficiente, mas “bem-vinda”.

“De certa forma, pode funcionar como uma dissuasão em pequena escala”, disse o comentarista. Para ele, “vale a pena ver essa turma que desvia dinheiro do povo brasileiro pagar um pouco mais caro”.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados