Casa Politica Assédio sexual e moral: ex-vice da Caixa é demitido por justa causa | CNN Brasil

Assédio sexual e moral: ex-vice da Caixa é demitido por justa causa | CNN Brasil

por gabrielaboechat
0 comentários
assedio-sexual-e-moral:-ex-vice-da-caixa-e-demitido-por-justa-causa-|-cnn-brasil

O ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Ferreira de Sousa, foi demitido por justa causa após investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) comprovarem prática de assédio moral e sexual em 2021 e 2022. 

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (22).  

De acordo com a CGU, os crimes foram denunciados por meio do canal Contato Seguro da Caixa e consistiam em humilhações de funcionários, ameaças e constrangimento de trabalhadores, bem como insinuações de cunho sexual e convites insistentes.

A Controladoria também relata casos de perseguições a funcionários e destituições de funções sem justificativa. 

“Diante da gravidade das acusações e da relevância do cargo envolvido, a apuração foi conduzida pela Corregedoria-Geral da União, que confirmou a veracidade dos relatos”, afirma a CGU em nota. 

Com a demissão, Sousa fica impedido de assumir cargos no Poder Executivo por oito anos.  

Antônio Carlos Ferreira de Sousa atuou como vice-presidente de Estratégia e Pessoas (VIEPE) e de Logística e Operações (VILOP) durante a gestão de Pedro Guimarães.

Em junho de 2022, o Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento para investigar Pedro Guimarães, então presidente da Caixa, que foi denunciado por funcionárias do banco por assédio e importunação sexual. Guimarães deixou o cargo logo depois. A exoneração acelerada tentou evitar uma contaminação da campanha à reeleição de Bolsonaro. Conforme apurou a CNN à época, o então presidente da Caixa chegou a ser citado como um possível vice-presidente na chapa de Bolsonaro para 2022. 

Com a revelação do caso, Antônio Carlos Ferreira de Sousa foi afastado da vice-presidência pela nova gestão do banco, mas continuou na Caixa por ser funcionário de carreira. 

A CNN tenta contato com a defesa dele.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados