Casa Policia Arsênio é detectado no sangue de família que passou mal após comer bolo no RS | CNN Brasil

Arsênio é detectado no sangue de família que passou mal após comer bolo no RS | CNN Brasil

por julianabernardino
0 comentários
arsenio-e-detectado-no-sangue-de-familia-que-passou-mal-apos-comer-bolo-no-rs-|-cnn-brasil

Análises laboratoriais detectaram a presença de arsênio no sangue de três pessoas que comeram um bolo em uma confraternização em Torres, no litoral do Rio Grande do Sul.

A informação foi confirmada pelo delegado Marcos Veloso, da Delegacia de Polícia Civil do município. Três pessoas morreram após consumirem o alimento na noite da última terça-feira (24).

Conforme apurado pela CNN, as amostras clínicas e toxicológicas dos pacientes foram encaminhadas para análise pelo Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, local onde estão internados os pacientes, ao Centro de Informações Toxicológicas (CIT) em Porto Alegre.

O material indicou a presença da substância tóxica na corrente sanguínea de três pacientes que comeram o bolo.

Bolo envenenado

Duas das cinco pessoas de uma família que comeram o bolo apresentaram franca melhora no quadro clínico na última quarta-feira (25). A informação divulgada em boletim médico do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, local onde estão internados os pacientes.

Um dos pacientes é a responsável pela preparação do bolo, Zeli Teresinha Silva, e o outro é o sobrinho-neto dela, de 10 anos, que, mesmo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi capaz de conversar com alguns familiares.

Outras três pessoas da família morreram após ingerir o doce. São elas uma sobrinha de Zeli e duas irmãs dela. Segundo os investigadores, inúmeros produtos vencidos foram encontrados na casa da responsável pelo preparo do bolo. Os alimentos consumidos pela família foram apreendidos para perícia. A Polícia Civil encaminhou os corpos para necropsia no Instituto-Geral de Perícias (IGP).

O que é arsênio e quais são os riscos do consumo da substância

Segundo a Ficha de Informação Toxicológica da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o arsênio costuma ser obtido como subproduto do tratamento de minérios de cobre, chumbo, cobalto e ouro.

O arsênio metálico é utilizado na produção de ligas não-ferrosas e outros compostos para fabricação de semicondutores, incluindo diodos de emissão de luz, lasers, circuitos integrados e células solares. A exposição à substância pode ocorrer, principalmente, por ingestão de alimentos e água.

Os sinais e sintomas clínicos iniciais da intoxicação aguda são:

  • Dor abdominal;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Vermelhidão da pele;
  • Dor muscular;
  • Fraqueza.

Ainda segundo o relatório, estudos relataram lesões dérmicas como hiper e hipopigmentação, neuropatia periférica, câncer de pele, bexiga e pulmão, e doença vascular periférica em populações que consumiram água contaminada com arsênio por anos.


* Sob supervisão 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados