Casa Mundo Análise: Maduro discursa como se Venezuela fosse parte dos Brics | CNN Brasil

Análise: Maduro discursa como se Venezuela fosse parte dos Brics | CNN Brasil

por afonsobenites
0 comentários
analise:-maduro-discursa-como-se-venezuela-fosse-parte-dos-brics-|-cnn-brasil

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, participou da cúpula ampliada dos Brics em Kazan, na Rússia, e surpreendeu ao discursar como se a Venezuela já fizesse parte do grupo.

O evento, que contou com a presença de 35 países e seis organizações internacionais, foi marcado pela desenvoltura do líder bolivariano.

Durante seu pronunciamento, Maduro declarou: “A Venezuela faz parte desta família dos Brics”, agradecendo a Putin pelo convite. O líder venezuelano ainda ressaltou que seu país poderia oferecer uma “valorosa contribuição revolucionária” ao bloco.

Maior cúpula dos Brics

Esta edição do encontro foi considerada a maior desde a criação do grupo, refletindo o esforço do presidente Putin em demonstrar que a Rússia não está isolada internacionalmente.

Para a Venezuela, a aproximação com os Brics representa uma oportunidade de aliviar a pressão diplomática e as sanções que o país enfrenta.

O analista sênior de Internacional da CNN, Américo Martins, ressaltou ao CNN 360° desta quinta-feira (24) que Maduro foi um dos presidentes que se sentiu mais à vontade durante o evento. “Ele fez um discurso como se já fosse membro dos Brics”, observou.

Posicionamento de Putin

Em entrevista coletiva após o encontro, Putin abordou a situação da Venezuela.

Ele reconheceu a divergência de posições entre Brasil e Rússia sobre o tema, mas reafirmou seu apoio a Maduro, considerando legítima sua vitória nas eleições.

Putin também mencionou ter conversado com Maduro a pedido do presidente Lula, embora não tenha revelado o conteúdo da conversa.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados