Achado arqueológico é retirado de obra da COP30 em Belém | CNN Brasil

Achado arqueológico é retirado de obra da COP30 em Belém | CNN Brasil

Um achado arqueológico foi retirado durante a noite desta segunda-feira (13) de uma das obras de Belém para receber a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

A estrutura é a proa de uma embarcação metálica antiga, encontrada durante o início das obras do Parque Linear, na avenida Visconde de Souza Franco, na capital paraense.

Pesquisadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), consideram o objeto único para a região, pois, até o momento, ainda não havia notícias sobre achados desse gênero, encontrado a partir de escavações arqueológicas em contextos de licenciamento para obras públicas no Centro Histórico de Belém.

Segundo a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o achado foi levado para a área do estacionamento de uma faculdade particular, onde vai passar por um processo de restauro antes de ser colocado em um museu.

O trabalho está sendo realizado por etapas, onde já foi realizado as retiradas de dois dos três segmentos da embarcação.

A estrutura deverá ser exposta no Memorial Amazônico da Navegação, localizado no Mangal das Garças, um dos cartões-postais de Belém.

Como o objeto foi encontrado

O barco foi encontrado por uma equipe de pesquisa da empresa contratada pela Seop, responsável legal do empreendimento, para realizar o acompanhamento arqueológico das obras de engenharia.

Em agosto de 2024, uma equipe técnica da superintendência do Iphan no Pará foi ao local para fiscalizar, realizar os primeiros registros e orientar os trabalhadores sobre o isolamento do local, contenção e paralisação da obra próxima do bem identificado, medida essencial para garantir a conservação do bem arqueológico.

Segundo o Iphan, a embarcação possibilita a reflexão sobre a história da formação urbana da cidade e como, ao longo do tempo, a sociedade mudou suas relações com os rios e igarapés que eram as vias de locomoção, antes do aterramento e asfaltamento de Belém.

Related posts

Influencers que prometiam fortuna são presos por envolvimento com o jogo do tigrinho | CNN Brasil

PF e PRF pedem reforços para agir contra ataques em Porto Velho | CNN Brasil

“É um enfrentamento”, diz prefeito de Porto Velho sobre ônibus incendiados por facção | CNN Brasil