Casa Brasil Achado arqueológico é retirado de obra da COP30 em Belém | CNN Brasil

Achado arqueológico é retirado de obra da COP30 em Belém | CNN Brasil

por fabiomunhoz
0 comentários
achado-arqueologico-e-retirado-de-obra-da-cop30-em-belem-|-cnn-brasil

Um achado arqueológico foi retirado durante a noite desta segunda-feira (13) de uma das obras de Belém para receber a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

A estrutura é a proa de uma embarcação metálica antiga, encontrada durante o início das obras do Parque Linear, na avenida Visconde de Souza Franco, na capital paraense.

Pesquisadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), consideram o objeto único para a região, pois, até o momento, ainda não havia notícias sobre achados desse gênero, encontrado a partir de escavações arqueológicas em contextos de licenciamento para obras públicas no Centro Histórico de Belém.

Segundo a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o achado foi levado para a área do estacionamento de uma faculdade particular, onde vai passar por um processo de restauro antes de ser colocado em um museu.

O trabalho está sendo realizado por etapas, onde já foi realizado as retiradas de dois dos três segmentos da embarcação.

A estrutura deverá ser exposta no Memorial Amazônico da Navegação, localizado no Mangal das Garças, um dos cartões-postais de Belém.

Como o objeto foi encontrado

O barco foi encontrado por uma equipe de pesquisa da empresa contratada pela Seop, responsável legal do empreendimento, para realizar o acompanhamento arqueológico das obras de engenharia.

Em agosto de 2024, uma equipe técnica da superintendência do Iphan no Pará foi ao local para fiscalizar, realizar os primeiros registros e orientar os trabalhadores sobre o isolamento do local, contenção e paralisação da obra próxima do bem identificado, medida essencial para garantir a conservação do bem arqueológico.

Segundo o Iphan, a embarcação possibilita a reflexão sobre a história da formação urbana da cidade e como, ao longo do tempo, a sociedade mudou suas relações com os rios e igarapés que eram as vias de locomoção, antes do aterramento e asfaltamento de Belém.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados