Casa Politica Tensão no IBGE aumenta e servidores chamam atual gestão de “autoritária” | CNN Brasil

Tensão no IBGE aumenta e servidores chamam atual gestão de “autoritária” | CNN Brasil

por henriquesales
0 comentários
tensao-no-ibge-aumenta-e-servidores-chamam-atual-gestao-de-“autoritaria”-|-cnn-brasil

A tensão entre Márcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e servidores da autarquia ganhou novos contornos nesta segunda-feira (20), após a circulação de uma carta elaborada por diretores do instituto com críticas ao presidente. O documento conta com a assinatura de 100 servidores.

Na carta, assinada majoritariamente por diretores e gerentes de diversas áreas, os funcionários da instituição afirmam que a condução do IBGE por Pochmann tem um “viés autoritário, político e midiático”. “Sua gestão ameaça seriamente a missão institucional e os princípios orientadores do IBGE”, afirmam os servidores.

A tensão teve início ainda no ano passado, após a criação da Fundação de Apoio à Inovação Científica e Tecnológica do IBGE, chamada de IBGE+. O braço da instituição produz projetos e pesquisas para instituições privadas. Os recursos são direcionados ao IBGE.

Na avaliação dos servidores que assinaram a carta, a fundação foi criada sem diálogo com os funcionários do instituto. Os funcionários pedem a paralisação dos trabalhos da fundação e afirmam que Pochmann “impõe a criação da Fundação IBGE+ como única alternativa às demandas por recursos financeiros”.

“Nós, servidores do IBGE, assim como o sindicato, nos posicionamos firmemente em defesa do IBGE e de sua história, reivindicando a imediata paralisação dos trabalhos da controversa Fundação IBGE+, criada à nossa revelia, e a abertura de debates e consultas internas sobre seu futuro”, consta no documento.

Os servidores também pedem atenção da sociedade e das autoridades para solucionar a crise.“O clima organizacional está deteriorado e as lideranças encontram sérias dificuldades para desempenhar suas funções. Por isso, não vemos outro caminho senão solicitar o apoio da sociedade e a atenção das autoridades competentes para sanar a crise instaurada”, afirma o grupo.

Crise

No início de janeiro, os diretores Elizabeth Hypolito e João Hallak Neto pediram exoneração e deixaram os cargos devido ao descontentamento com a gestão de Pochmann. Além disso, no último dia 15, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do IBGE (ASSIBGE) divulgou uma carta criticando a criação da fundação e afirmando que o braço foi desenvolvido “paralelamente e em segredo”.

O presidente do instituto rebateu as críticas e afirmou que servidores estavam divulgando “mentiras”.

A CNN procurou a assessoria do IBGE sobre a carta divulgada nesta segunda-feira e fica aberta à manifestação de Pochmann.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados