Índice
Muito comuns nas receitas de final de ano, as nozes são oleaginosas que proporcionam uma série de benefícios ao organismo – seja pura, em doces ou salgados.
Em entrevista à CNN, a nutricionista Lys Araújo, do centro clínico Órion Complex, detalhou como as nozes ajudam no funcionamento do corpo, a quantidade ideal de consumo (e os risco quando ela é ultrapassada), além de ideais de pratos para aproveitar esse ingrediente tão saboroso e nutritivo.
Confira os benefícios das nozes:
1. Ajuda a pele
De acordo com Lys, as nozes são fontes de vitamina E, um antioxidante que ajuda a proteger a pele dos radicais livres e dos raios UV. “Além disso, o ômega-3 presente nestas oleaginosas ajuda a manter a pele hidratada e a reduzir inflamações, promovendo seu aspecto mais saudável.”
2. Beneficia o cabelo
Os ácidos graxos essenciais são gorduras que o organismo não conseguem produzir, mas que são importantes para o seu funcionamento. Exemplo deles são o ômega-3 e ômega-9. O primeiro é encontrado nas nozes e, junto ao zinco, auxilia na nutrição e fortalecimento do cabelo, prevenindo a queda e contribuindo para o crescimento saudável.
3. Melhora a digestão
Por conterem fibras, Lyz explica que as nozes ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo, promovendo a regularidade intestinal e prevenindo a prisão de ventre.
4. Turbina o cérebro
A nutricionista também aponta a riqueza de ácido alfa-linolênico, um tipo de ômega-3, das nozes. “Pode ajudar a melhorar a função cognitiva, a memória e a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.”
Quantidade ideal de consumo de nozes
O recomendado, de acordo com a especialista, é que seja consumido uma porção diária de nozes entre 30 e 50 gramas – equivalente a cerca de 7 a 10 nozes. “É o suficiente para aproveitar seus benefícios nutricionais sem correr o risco de consumir calorias em excesso. As nozes são relativamente calóricas (cerca de 180 calorias por 30 gramas)”, comenta Lys.
Se consumidas em grandes quantidades, as nozes podem levar ao ganho de peso. A nutricionista lembra que apesar de carregarem gorduras saudáveis, o excesso pode contribuir para desequilíbrios no perfil lipídico, aumentando os níveis de triglicerídeos e colesterol LDL.
Contraindicações
Apesar de tantos benefícios, é importante reforçar que alguns grupos precisam tomar mais cuidado com o consumo desse item. A alta quantidade de calorias, por exemplo, pode torná-la contraindicada a quem está em tratamento para emagrecimento. Já o sal adicionado muitas vezes a essas oleaginosas pode ser maléfico para hipertensos, que devem ter uma dieta reduzida em sódio.
Além disso, existem pessoas que são alérgicas a oleaginosas e que devem estar atentas a sua presença em receitas nas festas e ao longo de todo o ano.
Formas de consumir as nozes
Elas funcionam como ingrediente para diferentes receitas e podem ser incorporadas de várias formas na alimentação. Entre as combinações indicadas por Lys, destacam-se:
- Arroz com nozes: picadas e misturadas no arroz branco;
- Pura: serve de petisco ou lanche rápido, sendo uma maneira prática e saborosa de aproveitar seus benefícios;
- Bolos, biscoitos e massas de tortas: agrega crocância e sabor;
- Saladas: dão uma textura crocante e fornecem ácidos graxos essenciais.