Casa Policia Prefeitura de cidade gaúcha é suspeita de nomear integrantes de facção em troca de apoio eleitoral | CNN Brasil

Prefeitura de cidade gaúcha é suspeita de nomear integrantes de facção em troca de apoio eleitoral | CNN Brasil

por fabiomunhoz
0 comentários
prefeitura-de-cidade-gaucha-e-suspeita-de-nomear-integrantes-de-faccao-em-troca-de-apoio-eleitoral-|-cnn-brasil

Uma operação da Polícia Civil deflagrada nesta quarta-feira (18) investiga suspeitas de infiltração de membros de uma facção criminosa em uma prefeitura na região metropolitana de Porto Alegre (RS) em troca de apoio eleitoral.

A investigação iniciou depois de suspeitas de infiltração de integrantes de uma facção criminosa nos órgãos públicos do município de Parobé. As nomeações e contratos teriam sido feitos em troca de apoio político durante o período eleitoral.

Ao todo, foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão nas instalações do Poder Executivo de Parobé e em residências, escritórios e empresas de investigados. Foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos, além do sequestro judicial de bens e valores, como 59 veículos e 33 imóveis.

Trinta suspeitos, envolvendo empresários, políticos, agentes públicos e faccionados, estão sendo investigados, além de 12 empresas. Os contratos sob análise somam aproximadamente R$ 40 milhões.

De acordo com a investigação, empresas fictícias e/ou sem estrutura, pertencentes aos faccionados, teriam sido beneficiadas em grandes contratos com os agentes públicos, sem passar pelo processo licitatório correto.

A operação também revelou conexões suspeitas entre núcleos familiares e políticos locais e a participação de membros de organizações criminosas na administração pública. Ou seja, criminosos que auxiliaram durante o pleito eleitoral teriam sido nomeados a cargos públicos como retribuição.

Ainda se apura a ocorrência de outras fraudes nas licitações, como por exemplo dispensas indevidas de processos licitatórios e direcionamento de contratações.

A Justiça também descobriu que a origem ilícita do dinheiro utilizado nos crimes era ocultada por meio da utilização de “laranjas” na gestão das empresas. Os suspeitos ainda adquiriam bens como imóveis e veículos e retribuíam a criminosos que auxiliaram durante o pleito com pagamento em bens e/ou valores. Sistemática que, de acordo com a investigação, caracteriza crime de lavagem de dinheiro.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados