Casa Região Ataque de morcegos durante o verão representou 71% dos casos no PR em 2024 | CNN Brasil

Ataque de morcegos durante o verão representou 71% dos casos no PR em 2024 | CNN Brasil

por robertosouza
0 comentários
ataque-de-morcegos-durante-o-verao-representou-71%-dos-casos-no-pr-em-2024-|-cnn-brasil

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná emitiu um alerta para o risco de transmissão da raiva por morcegos. A época reprodutiva da espécie intensifica sua atividade, tornando mais frequente a entrada acidental desses animais em residências e áreas urbanas, aumentando o contato com humanos e animais domésticos.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram que 41,6% das agressões por morcegos ocorrem entre dezembro e março, com picos em janeiro e fevereiro.

Em 2023, a diferença entre os atendimentos antirrábicos de janeiro/fevereiro e maio foi de 83%, padrão semelhante ao de 2024, com uma diferença de 71% no mesmo período. A Sesa recomenda evitar qualquer interação com morcegos, vivos ou mortos, especialmente os que apresentarem comportamento incomum, como atividade diurna.

O que fazer em caso de ataque

A raiva, principal doença transmitida pela saliva por meio de mordidas, arranhões ou contato com mucosas, é uma doença grave e, na maioria dos casos, letal.

Em caso de contato direto com morcegos, a recomendação é lavar o ferimento com água e sabão e procurar atendimento médico imediato. Se encontrar um morcego em casa, isole o local ou contenha o animal e acione a Secretaria Municipal de Saúde.

A Sesa reforça ainda a importância da vacinação antirrábica anual para cães e gatos, mesmo os que não têm acesso à rua.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados