Casa Economia Relator diz que vai trabalhar para cumprir alíquota de 26,5% na tributária | CNN Brasil

Relator diz que vai trabalhar para cumprir alíquota de 26,5% na tributária | CNN Brasil

por afonsobenites
0 comentários
relator-diz-que-vai-trabalhar-para-cumprir-aliquota-de-26,5%-na-tributaria-|-cnn-brasil

CNN Brasil Money

O relator do projeto de regulamentação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (PT-MG), disse neste domingo (15) que os congressistas vão trabalhar para manter a trava de 26,5% para a alíquota padrão do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA).

“O mais importante é garantir uma reforma que não ultrapasse essa trava de 26,5% de imposto sobre o consumo e serviço”, afirmou.

Na avaliação de Lopes e dos deputados Luiz Gastão (PSD-CE) e Cláudio Cajado (PP-BA), a alíquota final deve ser inferior às estimativas projetadas até o momento. Os congressistas integram o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária da Câmara. A projeção do Ministério da Fazenda é de que a alíquota seja de 28%.

O Senado aprovou na última quinta-feira (12) o principal projeto de regulamentação da reforma tributária. A proposta deve ser votada na Câmara dos Deputados antes do recesso parlamentar. Segundo Reginaldo Lopes, a discussão sobre as mudanças que devem entrar no texto ainda não foi finalizada.

A previsão é de que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), faça uma reunião com deputados na tarde deste domingo (15) para falar sobre a reforma tributária e o pacote de corte de gastos, segundo apurou a CNN. O governo quer aprovar as medidas ainda em 2024.

Entenda a proposta

O projeto regulamenta a aplicação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e do Imposto Seletivo (IS), os novos tributos criados pela reforma tributária sobre o consumo, promulgada em 2023.

A proposta é uma das prioridades do governo neste ano. Os novos tributos vão substituir, de forma gradual, cinco impostos cobrados atualmente (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS). De acordo com o texto aprovado pela Câmara, a alíquota geral da reforma tributária, composta pela soma do IBS e da CBS, é estimada entre 26,5% e 28%.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados