Casa Economia Pacote fiscal exacerbou preocupações e contribuiu para decisão do BC, diz Garman ao WW | CNN Brasil

Pacote fiscal exacerbou preocupações e contribuiu para decisão do BC, diz Garman ao WW | CNN Brasil

por joaonakamura
0 comentários
pacote-fiscal-exacerbou-preocupacoes-e-contribuiu-para-decisao-do-bc,-diz-garman-ao-ww-|-cnn-brasil

CNN Brasil Money

Christopher Garman, diretor-executivo para as Américas da Eurasia, avaliou ao WW a alta de juros anunciada pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira (11), e aponta como ela é rodeada por problemas.

Primeiro em sua motivação: Garman reforça que o pacote fiscal anunciado pelo governo no final de novembro exacerbou as preocupações dos agentes econômicos sobre a trajetória da dívida e política econômica, de modo a forçar o BC a subir a Selic em 1 ponto, a 12,25% ao ano.

“O ambiente de incerteza da trajetória da dívida levou à deterioração cambial e inflação subindo, contribuindo para o Banco Central subir juros”, apontou o analista.

“O governo teve a oportunidade de apaziguar com o pacote de corte de gastos, mas isso acabou uma enorme perda de oportunidade à medida que o governo optou por fazer uma reforma de cunho eleitoreiro”, disse, se referindo ao anúncio da isenção do Imposto de Renda (IR) para pessoas que recebem até R$ 5 mil mensais.

“É uma medida que gera mais consumo e pressão para a inflação, o que contribui para a decisão do Banco Central”, conclui.

Outro temor que Garman aponta rodeando a decisão é o cenário da economia norte-americana. O próprio Comitê de Política Monetária (Copom) enfatizou em seu comunicado a preocupação com o cenário exterior.

No caso do diretor da Eurasia, o problema que ele aponta é que essa combinação de incerteza fiscal e juros altos vem quando os agentes econômicos ainda estão buscando entender o que esperar de impactos por parte do novo governo de Donald Trump.

A consultoria projeta um pacote de medidas protecionistas e anti-imigratórias vindo do republicano.

“O fiscal não vai ajudar um cenário – que achamos que os mercados estão subestimando – do quanto [Trump] pode fortalecer o dólar em mercados emergentes”, avalia Garman.

“O governo Trump pode piorar a vida dos mercados emergentes, como o Brasil, bem quando o governo acaba de exacerbar as preocupações fiscais. Tudo isso vai acabar em juros mais elevados e câmbio depreciado”, conclui.

Entenda por que os juros caem nos EUA e sobem no Brasil

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados