Casa Politica CCJ da Câmara pauta PEC do Aborto, pacote anti-MST e projeto sobre segurança pública | CNN Brasil

CCJ da Câmara pauta PEC do Aborto, pacote anti-MST e projeto sobre segurança pública | CNN Brasil

por manoelacarlucci
0 comentários
ccj-da-camara-pauta-pec-do-aborto,-pacote-anti-mst-e-projeto-sobre-seguranca-publica-|-cnn-brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara pode analisar nesta terça-feira (26) a chamada PEC do Aborto e um pacote de projetos que afetam o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Outro projeto previsto na pauta é o que delega aos estados e ao Distrito Federal a competência de legislar sobre matérias penais.

Deputados governistas são contra as propostas e devem buscar adiar a análise e a votação dos itens com o chamado “kit obstrução”, que inclui instrumentos para atrasar discussões e votações.

Considerada prioritária para a presidente da CCJ, deputada Caroline De Toni (PL-SC), a Proposta de Emenda à Constituição que limita o aborto legal no país também está prevista na pauta da reunião de quarta-feira (27), como item único, caso não seja possível votá-la na terça.

O texto já teve prazo de vista decorrido e já pode ser votado. A matéria, apresentada pelo deputado Eduardo Cunha, insere na Constituição o direito à vida “desde a concepção”.

A relatora, deputada Chris Tonietto (PL-RJ), foi favorável à proposta e não sugeriu mudanças. Se for aprovada, ainda precisará ser analisada por uma comissão especial e, depois, pelo plenário.

Incluído na pauta de várias reuniões anteriores da CCJ, desde o início do ano, o pacote de medidas que afeta o MST também está previsto para ser analisado.

São quatro propostas que, entre outras medidas, determinam: a permissão a proprietários de terra de solicitar força policial para a retirada de invasores; a criação de um Cadastro de Invasores de Propriedades; e o aumento da pena do crime de invasão de domicílio.

Antes, em 13 de novembro, a comissão aprovou projeto que obriga os movimentos sociais que atuem em mais de três estados, como o MST, a adquirir personalidade jurídica e se enquadrar como organizações do terceiro setor da economia.

Outro texto incluído na pauta de terça-feira derruba um decreto do governo Lula que alterou as regras da reforma agrária no país e beneficia, em especial, famílias assentadas. A proposta é de autoria da presidente da CCJ e do deputado Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro. O relator do texto, deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), apresentou parecer favorável.

Segurança pública

Como a CNN mostrou, o primeiro item da pauta da comissão é o projeto que dá poder aos estados e ao Distrito Federal de legislar sobre matérias penais. O texto vai na contramão da chamada PEC da Segurança Pública, elaborada pelo Executivo e apresentada a governadores no fim de outubro.

O anteprojeto proposto pelo governo prevê dar mais competências à União para estabelecer diretrizes gerais sobre a política nacional de segurança pública e defesa social, inclusive sobre o sistema penitenciário.

Na prática, o projeto em análise na CCJ permite que leis estaduais ou distritais definam punições, incluindo prisões e outras penas restritivas de direitos. Segundo o texto, os estados e o DF poderão legislar sobre temas penais “desde que de forma mais gravosa do que a prevista na legislação federal”.

A proposta já teve prazo de vista decorrido (período adicional para a análise) e já pode ser votada. O projeto foi apresentado em 2019 pelo deputado Lucas Redecker (PSDB-RS). Ele argumenta que a proposta permite que regimes e punições possam ser definidos conforme as características de cada estado.

Atualmente, segundo a Constituição Federal, apenas a União pode editar leis sobre direito penal e processual. O relator na comissão, deputado Coronel Assis (União-MT), foi favorável e propôs ajustes no texto “a fim de reduzir a sua abrangência” e não extrapolar as previsões constitucionais.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados