Casa Brasil Desmatamento na Amazônia cai pelo segundo ano consecutivo, com redução de 30,6% | CNN Brasil

Desmatamento na Amazônia cai pelo segundo ano consecutivo, com redução de 30,6% | CNN Brasil

por thiagofelix
0 comentários
desmatamento-na-amazonia-cai-pelo-segundo-ano-consecutivo,-com-reducao-de-30,6%-|-cnn-brasil

O desmatamento na Amazônia teve uma queda de 30,6%, enquanto no Cerrado caiu 25,7%. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e representam um recorte entre agosto de 2023 e julho de 2024.

O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (6), em evento realizado em Brasília pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA). Em termos de território, o desmatamento foi de 6.288 km² da Amazônia Legal e 8.174 km² para o Cerrado.

Na Amazônia, após sucessivos aumentos entre 2018 e 2021, as taxas de desmatamento vêm caindo desde 2022.

“Conseguimos resultados importantes no ano passado e este ano, novamente, um resultado altamente significativo”, diz a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

A tendência de queda poderá contribuir para melhorar a imagem do Brasil em um mercado internacional.

O governo aponta que a redução do desmatamento está associada aos esforços de controle na destruição de florestas, iniciados a partir de 2023, com o lançamento de iniciativas como a criação de uma secretaria federal específica para o controle do desmatamento e a retomada do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia.

A área desmatada na Amazônia foi a mais baixa dos últimos nove anos. Os estados que mais reduziram o desmatamento foram Rondônia, com uma queda de 62,5%, Mato Grosso, com 45,1%, Amazonas, com 29%, e Pará, com 28,4%. Apesar dessas reduções, Pará, Amazonas e Mato Grosso lideraram a destruição no período, com 2.362 km², 1.143 km² e 1.124 km² de florestas desmatadas, respectivamente.

“Uma queda significativa no desmatamento da Amazônia pelo terceiro ano consecutivo é sem dúvida uma boa notícia, porém não é suficiente diante do tamanho dos desafios climáticos e de preservação da biodiversidade que enfrentamos”, comentou Mariana Napolitano, diretora de estratégia do WWF Brasil.

Em contrapartida, o estado de Roraima apresentou o maior aumento no desmatamento, com um incremento de 53,5% em relação ao período anterior.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados