Casa Economia Governo prorroga incentivo à exportação para empresas do Rio Grande do Sul | CNN Brasil

Governo prorroga incentivo à exportação para empresas do Rio Grande do Sul | CNN Brasil

por
0 comentários
governo-prorroga-incentivo-a-exportacao-para-empresas-do-rio-grande-do-sul-|-cnn-brasil

O governo federal prorrogou por um ano os prazos de isenção, de redução a zero de alíquotas e de suspensão de tributos previstos nos regimes aduaneiros especiais de drawback para empresas do Rio Grande do Sul. A proposta já havia sido sinalizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em maio, mas a medida provisória só foi publicada nesta terça-feira (15).

O drawback é um mecanismo de incentivo à exportação aplicado pelo governo federal que isenta ou suspende por um período específico a incidência de determinados impostos sobre insumos importados  que, depois de processados, são exportados na forma de produtos mais elaborados.

A importação desses insumos ocorre sem oneração tributária, mas é condicionada à posterior exportação das mercadorias.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC (Secex), 211 empresas gaúchas usuárias do drawback suspensão possuem US$ 848 milhões em exportações previstas para 2024. Já no regime de drawback isenção, há 94 empresas que possuem US$ 360 milhões em reposições do estoque de insumos.

Os segmentos de químico, cutelaria, calçados, reboques e molduras de madeira são os principais beneficiários desse mecanismo, de acordo com o MDIC.

A medida estabelece que as empresas tenham prazo adicional de um ano para que comprovem essas exportações, sem que estejam sujeitas a multas e penalidades. A prorrogação será contada a partir do vencimento da concessão do drawback, que abrange concessões com vencimento entre 24 de abril e 31 de dezembro de 2024. 

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming e também presença digital maciça.

O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados