56% das famílias brasileiras pagam mesadas para filhos, mostra pesquisa | CNN Brasil

56% das famílias brasileiras pagam mesadas para filhos, mostra pesquisa | CNN Brasil

Apesar de a maioria dos pais considerar que o pagamento de mesada é uma ferramente importante para a educação financeira, pouco mais da metade colocam o pagamento em prática. É o que mostra a pesquisa da Serasa e Opinion Box em alusão ao Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12).

Segundo o levantamento, 89% dos responsáveis pontuam que a mesada contribui para consciência sobre dinheiro, porém a parcela que paga é de 56%.

O motivo indicado pelos pais vem da preocupação de que os filhos cheguem à vida adulta sem saber lidar com orçamentos.

Segundo o estudo, 79% dos pais afirmam conversar sobre a importância de poupar e fazer investimentos a longo prazo.

Entre aqueles que optaram por não pagar mesada, 35% afirmam ser melhor ensinar a importância de trabalhar para ganhar o próprio dinheiro.

Já 32% dos que não dão mesada afirmaram que preferem controlar as finanças e oferecer uma quantia quando necessário, enquanto outros 27% disseram não ter condições financeiras.

O costume se inicia para a maioria antes dos 8 anos, e o dinheiro é usado, principalmente, para comprar lanches na escola, diz o levantamento.

O valor dado varia até R$ 100 para 61% dessas crianças e adolescentes , e depende do comportamento em casa e do desempenho escolar.

Dessa parcela, mais da metade recebe em dinheiro, à medida que 23% das mesadas são pagas em conta digital infantil e 16% em cartão de débito da própria criança.

Os dados da pesquisa também mostram que cerca de 8 em cada 10 pais consideram importante incluir os filhos nos assuntos da casa para sentirem abertura de falar sobre isso futuramente.

*Sob supervisão de Gabriel Bosa

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

Related posts

13º salário: conheça a história do direito garantido aos trabalhadores formais | CNN Brasil

Veículos usados estão 3,34% mais baratos em 2024 até outubro, mostra Webmotors | CNN Brasil

Black Friday: quatro estratégias de marketing para impulsionar vendas nas redes sociais | CNN Brasil